G(j)ibóia fechada



Gil Miri
Arte-educador por devoção, ator por necessidade vital, ambos por profissão e amante incondicional da Arte.  Quando nasci, um anjo torto desses que vivem na sombra disse: Vai, Gil! ser gauche na vida, mas sobretudo, sou um fingidor. Finjo tão completamente que chego a fingir que sou ator, o ator que deveras sou. E aqui é meu canto. É neste moinho sob as hélices de alguns mestres que acordo meus sonhos imaginados, reais e impossíveis.

De onde vem?
O blog Sonhar é acordar-se para dentro (título que tirei do poema de um só verso de Mario Quintana), é - ou era - o espaço no qual reúno algumas poesias e pensamentos das minhas aspirações aspirantes de um poeta torto que teima em se rebelar em mim.

Porém, este nome, Sonhar é acordar-se para dentro, já não condizia com outras vontades que nasciam e reclamavam espaço nesse blog e foi necessário pensar em outro que pudesse guardar novos vôos que chegassem na rabeira do vento.
E essa imagem pleonástica de vôos trazidos pelo vento, pegou-me pela mão e me conduziu à imagem de um moinho, girando no rodamoinho de minhas lembranças em flashback de pinturas do Van Gogh que haviam me embebedado naquela semana... e o amarelo vivo, vertiginoso em puro lirismo, predominante em muitas de suas obras, numa dança convulsiva derramaram sua tinta carregada em pinceladas violentas sobre meu moinho híbrido .


Pra onde vai?
E assim foi parido o Moinho Amarelo, que continua sendo encharcado por meus delírios canhestros, bem como e, principalmente, com as criações mais significativas pra mim (e pra  muita gente) de poetas como Drummond e Rilke, de pintores como Dalí, de músicos como Cartola, enfim, de todos artistas que numa celebração ao sonho e à inquietação latente de muitos de nós que, caídos neste mundo  magnífico , no seu sentido mais profundo e perigoso, e caótico-infernal no seu sentido mais dantesco, reverberam, senão por uma necessidade vital, tudo aquilo que os afeta e os transforma, porque a arte nada mais é do que "o homem acrescentado à natureza – natureza, realidade, verdade das quais o artista faz sobressair o sentido, o caráter, que ele exprime, resgata, separa, libera, ilumina" como escreveu Van Gogh certa vez.

Como assim?
As publicações do blog que não possuem menção de autoria, são escritas por mim; todas as demais, trazem a indicação do autor e em muitos casos, link onde o leitor pode encontrar mais informação daquele artista e/ou de onde foi tirado seu conteúdo.

Este blog não possui fins lucrativos e nem divulga nada com objetivo comercial. Seu objetivo puro e simples é de divulgar produções artísticas dos mais renomados artistas ou nem tanto, ou ainda completamente desconhecidos, como é o meu caso, e em especial a poesia, que de alguma forma me acompanharam e me acompanham em meus caminhos pelas veredas da arte.

Caso algum autor que tenha algum texto publicado aqui, não concorde, poderá solicitar que seu conteúdo seja retirado.

Tem Licença?
É permitido copiar, distribuir, exibir e transmitir qualquer texto publicado no Moinho Amarelo, desde que mencionem e linquem diretamente o autor original. É expressamente proibido modificar qualquer texto sem autorização prévia e tão pouco utilizá-los para fins comerciais.

Licença Creative CommonsTodos os meus textos publicados no Moinho Amarelo estão licenciados com atribuição - Uso Não Comercial - Não a Obras Derivadas (by-nc-nd) -  Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License, e registrados no site MyFreecopyright, portanto, possuem alguns direitos autorais reservados. O leitor, ao fazer uso do conteúdo do blog, entende e aceita os termos acima citados, tendo total responsabilidade em sua finalidade.



Seja bem vindo! Seja bem vinda! 
Aceita um café? um chá? ou quem sabe uma gelada?
e pra acompanhar, um tira gosto de primeira...
fique à vontade, a casa é sua!

Instagram