Principais publicações sobre a vida e obra de Vincent van Gogh
Livros:Vincent Van Gogh - The Complete Letters (ainda não traduzido)
Editado por Leo Jansen, Hans Bakker Luijten e Nienke.
Seis volumes de capa dura, 2.180 páginas, mais de 4.300 ilustrações.
Museu Van Gogh / Instituto Huygens / 2009
Co-edição: Inglês (Thames & Hudson), francês (Actes Sud) e holandeses (Amsterdam University Press)
Cartas a Théo
Vincent Van Gogh
Nesta edição que a coleção L&PM Pocket lançou em 2002, foram acrescentadas mais de uma centena de cartas, em relação a edição de 1997, obedecendo à clássica antologia organizada por Georges Philippart e editada em Paris na década de 1930. Foram acrescentados ainda um glossário, identificando os quase 200 nomes citados por Vincent em sua correspondência, várias ilustrações com fac-símiles das cartas e o célebre texto do pintor Paul Gauguin, onde é descrito o episódio em que Van Gogh, num acesso de loucura, corta a orelha. Foram mantidas a introdução biográfica e a cronologia da vida e do tempo de Van Gogh.
Biografia de Vincent van Gogh por sua cunhada
Johanna van Gogh-Bonger
Reconhecido após a sua morte como um dos mais importantes pintores de todos os tempos, Vincent van Gogh teve uma vida sombria, perpassada por crises de loucura e depressão. Este volume contém a preciosa biografia escrita pela cunhada Jo van Gogh-Bonger, mulher de Théo, as cartas de Théo ao pintor e a correspondência de Vincent com o pintor e a correspondência de Vincent com o pintor Émile Bernard prefaciadas pelo sobrinho Vincent Willen van Gogh (morto em 1974). Junto com o livro Cartas a Théo (Coleção L&PM Pocket, vol. 21), este livro, pela primeira vez publicado no Brasil, é um documento fundamental para a compreensão da vida e da obra tumultuada e torturada de Vincent van Gogh.
Van Gogh: o Suicida da Sociedade
Antonin Artaud
Nos 150 anos de nascimento de Van Gogh, a Editora José Olympio presta uma homenagem ao pintor e lança Van Gogh, o suicida da sociedade. Publicado em 1947, alguns meses antes da morte de Antonin Artaud, o livro foi acolhido com elogios pela crítica e recebeu o prêmio Sainte-Beuve de ensaios, em janeiro de 1948. A pedido do amigo e marchand Pierre Loeb e em seguida à leitura de um artigo do doutor Beer, no qual ele revelava ter descoberto no pintor uma esquizofrenia "do tipo degenerado", Artaud visita a exposição de Van Gogh no museu L'Orangerie. Ele escreve, então, o primeiro esboço do que se constituiria o seu Van Gogh.
A vida trágica de van Gogh
Títlulo Original: Lust for Life
Irving Stone
Uma biografia comovente e emocionante da vida desse magnificio pintor; seus amores e desilusões, angústias e a fidelidade de toda uma vida à sua arte e estilo tão próprio. Referência à diversos outros pintores da época, estão presentes nessa biografia. Incluindo a relação de imenso carinho entre Van Gogh e o irmão, seu grande amigo e incentivador, presente em todos os momentos na vida desse homem extraordinário e generoso.
Filmes
Sede de Viver
Título original: Lust for Life
Direção:Vincente Minelli
Ano: 1956
País: EUA
Duração: 122 min. / cor
com: Kirk Douglas e Anthony Quinn
Van Gogh
Título original: Van Gogh
Direção: Maurice Pialat
Ano:1991
País: França
Duração: 158 min. / cor
Com: Jacques Dutronc e Bernard Le Coq
Van Gogh - Vida e Obra de um Gênio
Título original: Vincent and Théo)
Direção: Robert Altman
Ano: 1990
País: França, Holanda, Inglaterra
Duração: 138 min. / cor
Com: Tim Roth e Paul Rhys
Sonhos
Título Original: Yume
Título em inglês: Akira Kurosawa's Dreams
Direção: Akira Kurosawa
Ano: 1990
País: EUA, Japão
Duração: 119 min. / cor