James Joyce |
Londres, 30 mai (EFE) - Os fãs de James Joyce querem transformar o dia 16 de junho em um dia de homenagens ao autor, especialmente pela sua obra "Ulisses", publicando trechos do monólogo em uma corrente de mensagens na rede social "Twitter".
É nesse único dia no ano de 1904 que se desenrola a ação do livro, um marco revolucionário nas técnicas literárias.
Como informa nesta segunda-feira o jornal "The Times", 96 fãs do autor irlandês, quem nunca renunciou ao passaporte britânico, estão traduzindo 96 fragmentos de seu romance em tuítes de 140 caracteres que serão colocados a cada 15 minutos a partir das 8h no horário local de Dublin.
Este é o momento exato em que o jovem escritor Stephen Dedalus estava observando Buck Mulligan barbear-se enquanto Leopold Bloom (o outro alter ego do autor) mantém um breve discurso com seu gato.
O autor da ideia de adaptar Joyce a era do Twitter é o americano Stephen Cole, de 56 anos, um admirador de Joyce que trabalha no escritório de imprensa da Nasa.
"Tuitear "Ulisses" é destilar a realidade de prosa poética de Joyce no espaço mínimo de texto possível, fazendo justiça ao livro e ao nosso amor pelo idioma e à trama", escreveu Cole no e-mail enviado ao periódico.
Fonte: Uol.Alguns Críticos dizem que Ulisses é um dos romances mais importantes do século XX, e não dúvido. Ainda na adolescência, caiu nas minhas mãos uma edição em capa dura da obra com tradução de Antonio Houaiss. como tudo que eu pegava naquela época, devorava, mas com Ulisses não foi bem assim. Já no primeiro parágrafo encontrei termos bem diferentes do que estava acostumado: "Sobranceiro, fornido, Buck Mulligan vinha do alto da escada[...]". corri para o dicionário, em vão... mas não desisiti, consegui ler 2 terços do livro com incontáveis consultas ao Aurélio. Bem, não entendi muita coisa do que li. Resolvi deixar para um outro momento para enfrenta-lo. Já passaram 13 anos. Não sei se ainda estou pronto.
Por outro lado, tive contato com outras obras do autor, que, não tão complexas, porém belíssimas, como é o caso de Um Retrato do Artista Quando Jovem, que conta o processo de transição do jovem Stephen Dedalus (personagem de Ulisses) para a maturidade e o autoconhecimento e sua busca para ser um artisita.
Em 2003 foi lançado o filme Bloom contando a história de Ulisses que falarei a respeito em outro post.